O
Doutor Jorge Paiva é Botânico (um Biólogo que se dedica ao estudo das plantas) e tem dedicado a sua vida à investigação, percorrendo os continentes em busca de novas plantas. Plantas com utilidade para a população local, em várias partes do mundo, muitas delas plantas medicinais que se revelam de garante importância para o tratamento de doenças.
É um apaixonado pela natureza, um homem que sempre passou mais tempo no terreno do que na Universidade de Coimbra (Departamento de Ciências da Vida e Jardim Botânico), onde trabalhava.
Descobriu plantas até então desconhecidas. Foi um dos autores da Flora Ibérica.
Desde que se reformou continua a trabalhar, mas dedica-se também à divulgação da ciência juntos dos mais jovens.
Tem atuado junto do Governo, como cidadão, pressionando para que sejam tomadas decisões que protejam a floresta, a água, a biodiversidade, etc. Escreve para jornais nacionais, chamando a atenção para problemas graves relativos ao ambiente e que exigem resposta da parte do governo ou dos cidadãos.
É uma voz ativa, em termos de ambiente, no panorama nacional. É um cidadão respeitado pelos políticos.
Apesar de ser botânico, vai falar-nos principalmente sobre a ÁGUA. No âmbito do projeto do 5º1 e 5º2. Esta será uma conversa com uma pessoa que viaja de um modo muito diferente do habitual...
E que, por isso mesmo, tem muito para nos contar.
E foi mesmo assim...
Com a simplicidade e boa disposição que lhe é habitual, o Doutor Paiva apresentou imagens que demonstram a importância da água para os seres vivos, conversou com os alunos sobre as consequências da falta extrema de água e da poluição dos oceanos e respondeu a perguntas colocadas pelos mais curiosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário