O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

domingo, 7 de janeiro de 2018

A ÁGUA EM BRAGA, NO SÉC. XXI

1. Onde há água em Braga, no séc. XXI?
Consulta as informações:
2. De onde vem a água que sai da torneira de nossas casas?
A água que sai das torneiras da tua casa, e que é fornecida pela Agere, vem do rio Cávado.
É na Estação de Tratamento de Águas (ETA) da Ponte do Bico, que a água é recolhida, analisada e tratada, antes de entrar na canalização que a leva a nossas casas. 
É sujeita  a grande controlo ao longo do dia e, como tal, oferece-nos qualidade e segurança.
Sabes que a água doce é insípida, incolor e inodora. Mas, se a água que sai nas torneiras da tua casa não for assim, é importante verificar se a canalização está em bom estado. Se acontecer um dia, e voltar ao normal, então devemos informar a AGERE.

3. Para onde vai a água da chuva?


4. Para onde vai a água suja que produzimos em nossas casas?
À água suja (das máquinas de lavar louça e roupa, da nossa higiene pessoal, da sanita, da lavagem da casa, etc.) chamamos esgoto. Mas o termo correto é efluentes domésticos.
Estes líquidos seguem pelos tubos do saneamento até à ETAR onde são tratados antes de serem encaminhados para o rio. Assim se protege a vida selvagem e os nossos rios.
Há desperdício de água?
Se deixares a torneira aberta enquanto lavas os dentes, o que acontece à água que foi gasta enquanto escovavas?
Será que precisas de tomar banho de chuveiro durante 10 minutos? Para onde vai a água que gastaste  a mais?
Se, em tua casa, ligarem a máquina da roupa ou da louça sem estar cheia, gastam água desnecessária.
Para onde vai a água que gastamos a mais em nossas casas?
O que podemos fazer para evitar gasto desnecessário de água?

5. Quais as principais causas da poluição da água cá em Braga?


6. Como posso saber se uma água de fontanário é segura?
Num fontanário tem de existir uma tabuleta que nos dá  informação. Só podes beber se indicar "ÁGUA POTÁVEL". Procura mais informação aqui.

7. É mais seguro beber água da rede pública ou água engarrafada?
Ambas são seguras. Mas a água da rede pública, é analisada muitas vezes ao dia e tratada. E é mais barata do que a água engarrafada.
Sabes que a água doce é insípida, incolor, e inodora. Mas, se a água que sai nas torneiras de tua casa não for assim, é importante verificar se a canalização está em bom estado. Se acontecer um dia e voltar ao normal, então devemos informar a AGERE.








8. Qual a função da ETA (estação de tratamento de água)? 
A ETA e retira a água do rio Cávado, analisa-a e verifica se é potável. Trata a água sempre que necessário.
Qual a função da ETAR (estação de tratamento de águas residuais)? Trata o esgoto e, depois, quando a água está limpa e sem micróbios, encaminha-a para o rio.

9.  Qual a importância da água no clima?
Quando há muitas árvores e água ...
Se não houver árvores e água ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...