O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem.
Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais e estamos sempre a aprender novas coisas: jogar, correr, ler, escrever, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a intervir na sociedade, etc.
Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e fazer e mais somos respeitados. Tens dúvidas?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?
Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, e fez as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.
Também não há dúvida que tudo está em constante mudança: que  a tecnologia avança cada dia que passa, que  são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundeza do mar, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que não respeitaram o ambiente e os seres vivos.
O mundo atual coloca novos desafios à educação! 

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória explica o que se espera de um aluno de hoje, de modo a que esteja preparado para as exigências do mundo em 2030.

As aprendizagens essenciais de que os teus professores falam são, na prática, os conhecimentos que te permitem compreender cada assunto, te vão permitir fazer novas aprendizagens nos anos seguintes e te permitem articular conhecimentos de várias disciplinas, de modo a seres capaz de perceber e resolver problemas do dia a dia e  intervir sempre que necessário.
Percebes agora por que razão é essencial fazer aprendizagens desde o 1º ano de escolaridade? Porque o conhecimento se constrói ao longo da vida, a cada ano que passa.

A ESCOLA É UM LOCAL DE APRENDIZAGEM PARA A VIDA!
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões responsáveis e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão!

Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.
E a aprendizagem continuará a partir daí, em função do que escolheres para o teu futuro.
E depois, em função do trabalho que realizares, novas aprendizagens e aperfeiçoamentos terás de fazer. 
Quem avança para o ano seguinte sem as aprendizagens necessárias, terá muitas dificuldades para as ultrapassar. Por isso precisa da ajuda que a escola lhe dá. Por isso deve aproveitar todas as oportunidades. 
TENHO DIREITOS!
TENHO DEVERES!
SOU CIDADÃO. TENHO RESPONSABILIDADES!

Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...