O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO CIDADÃ

As aprendizagens que vais fazer nas diferentes disciplinas, desde o 1º ao 12º ano, serão necessárias para que consigas resolver problemas que poderão surgir no teu dia-a-dia. Alguns desses problemas acontecem porque não consegues defender os teus Direitos como Cidadão ou porque não cumpres os teus Deveres.
CIDADÃO = pessoas que nasceram num país; os cidadãos portugueses são identificados pelo Cartão de Cidadão.
CIDADANIA =  é exercer os seus direitos - civis, políticos e sociais - que são estabelecidos na Constituição do país.
És Cidadão e, como tal, tens Direitos e Deveres.
Em Cidadania e Desenvolvimento vais aprender a defender os teus Direitos e  perceber que há Deveres a cumprir, aprender a atuar quando os teus direitos não são garantidos e saber a quem pedir ajuda quando não os consegues defender. 
É importante que estejas atento ao que se passa à tua volta: na rua, na cidade, no parque infantil ou no parque radical, nos passeios onde andas a pé e na estrada ou caminho de freguesia, onde andas de bicicleta ou de carro, no rio ou no mar, na escola, etc.
Se observares bem vais perceber que muita coisa precisa de melhorar. Precisa que tu e os teus amigos atuem como Cidadãos responsáveis e contribuam para uma melhor qualidade de vida para TODOS. 
Nas aulas de cidadania vais apresentar soluções para os problemas que observas no teu dia-a-dia, relacionados com conhecimento que aprendeste nas disciplinas que estudas. 
  
A CIDADANIA É:
Conhecer Direitos e Deveres          Ser responsável     Observar        Refletir        Debater        Colaborar    Participar  Intervir     Ser ouvido    Contribuir para o interesse público e para o bem comum   
Quando terminares o 12º ano serás um Cidadão capaz de defender os teus Direitos em várias áreas chamadas domínios de Formação Cidadã. 

Sem comentários:

Publicar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...