Participaste numa sessão sobre PLASTICOLOGIA MARINHA, dinamizada pela Drª Daniela, do Oceanário de Lisboa.
|
Separação de lixo que aparece na praia: plástico, metal, vidro, etc. |
Já tinhas percebido que há 5Rs muito importantes no nosso dia a dia, pois ajudam a perceber os cuidados que devemos ter de modo a defender o ambiente, a nossa saúde e a dos outros seres vivos.
Hoje ficaste a saber mais sobre a origem e as consequências dos microplásticos que chegam ao oceano.
O que são os microplásticos?
Agora sabes que são partículas muito pequenas de plástico, inferiores a 5 mm, que resultam de:
- divisão de plásticos que as pessoas abandonam no ambiente;
- utilização de produtos de higiene (cosmética) que contêm microplásticos como ingrediente. Exº pastas de dentes, gel de banho, sabonetes, champô, etc. É fácil reconhecer estes produtos na lista de ingredientes(rotulagem) pois indicam a palavra POLIETILENO.
SOMOS CONSUMIDORES. PODEMOS ESCOLHER O QUE COMPRAR!
PODEMOS DIZER NÃO AOS MICROPLÁSTICOS!
Como chegam até ao oceano?
Na escola verificamos que as grelhas da água da chuva estavam cheias de pauzinhos de chupa-chupa, de embalagens de pastilha elástica e rebuçados, etc. Plásticos pequeninos que a chuva empurra até ao rio, através da canalização de águas pluviais.
E do rio vão para o mar... para o oceano Atlântico, onde se dividem em partículas tão pequenas que os animais marinhos confundem com os seu alimento: o planton.
Quais os outros lixos que vão parar ao oceano Atlântico?
- as cotonetes e outros plásticos deitados na sanita vão pelo saneamento (esgoto) até à ETAR, conseguem passar pelos filtros e daí vão para os rios e depois para o oceano;
- se lavarmos os dentes ou tomarmos banho com gel que tenha microplásticos, as partículas de plástico vão pelo saneamento até à ETAR, daí passam para os rios e depois para os oceanos.
Que consequências têm os microplásticos nos seres vivos? Como chegam até nós? Vê o filme.
O que podemos fazer para reduzir os microplásticos nos oceanos?
RELEMBRA...
REPENSAR ... reeducando (é importante conhecer as consequências dos resíduos no ambiente e na saúde pois ajuda a fazer boas escolhas quando vamos às compras); ler a lista de ingredientes;
RECUSAR ... não comprar produtos que são prejudiciais ao ambiente e à nossa saúde; a embalagem indica microplásticos? achas que podes/deves comprar?
REDUZIR ... escolher produtos com uma só embalagem; comprar menos;
REUTILIZAR... usar para outro fim. Exº um frasco de compota pode ser usado
RECICLAR ... separar em casa e na escola e colocar no ecoponto; a Braval envia para a empresa que vai fazer a reciclagem (transforma material usado em novo material).
Sem comentários:
Enviar um comentário