O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O LIXO QUE PRODUZIMOS... um grande problema que temos de resolver!

O LIXO É UM PROBLEMA LOCAL. MAS TAMBÉM É UM PROBLEMA GLOBAL!
Foi a partir da altura em que os produtos começaram a ser embalados, que as famílias começaram a produzir cada vez mais lixo. E, como muita gente colocava o lixo em lixeiras, surgiram graves problemas ambientais e doenças na população. E, quando as lixeiras eram junto a rios ou a ribeiros, acabavam por ir ter ao mar causando a morte de animais marinhos. 
Em Braga, no rio Este, tem havido campanhas de limpeza para retirar lixo. Mas, enquanto a população deita lixo para o chão, não se consegue resolver o problema do rio. Daí que seja preciso que as pessoas respeitem o ambiente e coloquem os seus lixos nos ecopontos. 
Observa a imagem. Vês o que aconteceu à tartaruga por ter ficado presa no plástico? Sobre este assunto procura, do lado direito deste blogue, os filmes sobre poluição de rios e oceanos.
Retirado aqui
POR QUE RAZÃO DEVEMOS SEPARAR O LIXO E COLOCAR NO ECOPONTO?
O lixo abandonado...
Quanto mais pobre e ignorante é a população, mais lixo acumula! Rios cheios de lixo (rio Este)! Fundos do oceano cheios de lixo! Esta é a realidade em muitos países.
Cá em Portugal ainda encontramos lixeiras em locais escondidos, apesar de termos recolha de lixo e ecopontos espalhados pela cidade e freguesia mais rurais! O lixo polui o solo. É arrastado pela chuva até aos rios e, dos rios, vai parar ao mar. No oceano mata peixes, golfinhos, tartarugas, aves, etc.
Este é um problema ambiental que Portugal tem de resolver.

Conheces o ciclo do material das embalagem?
Observa as embalagens que recolheste. Qual o material usado em cada uma? 
Sabes qual a origem de cada um desses materiais? Consulta o ciclo de vida do papel, do plástico, do metal  e do vidro (do lado direito do blogue).
Se colocas a embalagem usada no ecoponto vais colaborar na reciclagem e permitir que se fabrica material novo a partir da embalagem usada. Mas, se não colocas no ecoponto, vai ser necessário retirar da natureza mais árvores para fazer papel, areia para fazer o vidro, minerais para fabricar metal e petróleo para fabricar plástico.
Preenche a tabela do guião.
Quanto tempo leva a decompor-se cada material?
                                                                                            Ampliar
Retirado aqui
Abandonar resíduos ao ar livre = doenças+poluição da água e ar+morte de animais+perda de material reciclável

Para onde vão os resíduos que caem na terra?
Será que chegam até nós? Como?
Se a lixeira for ao lado de um rio, o que pode acontecer quando há inundações? Onde vai parar o lixo?
O que vês nesta imagem?
Ampliar

QUE QUANTIDADE DE RESÍDUOS FORAM RECOLHIDOS EM BRAGA ?
A imagem indica-nos a quantidade de resíduos  recicláveis,  provenientes de ecopontos, em 2016.

Cá em Braga, a população ainda não percebeu que deve separar os resíduos e colocar no ecoponto! 

  • Em 2016 Braga produziu, no total, 76.272 toneladas de resíduos. 
  • Destes, 13.194 toneladas foram enviadas para reciclar (inclui embalagens, pilhas, círios e velas, pneus);
  • Sendo que 11.518 toneladas de resíduos recicláveis eram provenientes dos ecopontos.
Quantas toneladas de resíduos não foram reciclados?
Para onde foram esses resíduos?

Onde devo colocar os resíduos orgânicos?
O que são resíduos orgânicos? Descobre aqui.
                                                                           
A TUA ATITUDE PODE CONTRIBUIR PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
(consulta a informação facultada pela Braval) 
Ampliar



Material usado não é lixo! Sabias que se fabricam novos objetos a partir dos resíduos que colocas no ecoponto?




Ampliar






Quando separas resíduos para reciclagem estás a evitar que se retirem novos materiais da natureza e que se causem problemas na paisagem. 
Com o material usado faz-se material reciclado. 
Vê o que se obtém  a partir do vidro,   papel/cartão, plástico e metal, quando são colocados no ecoponto.




REGRAS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAL
Ampliar
Ampliar
Ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...