O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

domingo, 7 de janeiro de 2018

VISITA AO MUSEU D. DIOGO DE SOUSA E A MONUMENTOS DE BRACARA AUGUSTA

Para obter informações sobre a Água no Passado, os alunos do 5º1 e do 5º2 visitaram o Museu D. Diogo de Sousa e monumentos de Bracara Augusta: as Termas Romanas (que permitiram perceber como funcionava um SPA no tempo dos romanos, quem o frequentava e quem lá trabalhava) e a Domus da Escola Velha da Sé. Observaram o Teatro Romano (escondido por baixo da terra, junto às termas romanas) e a Ínsula das Carvalheiras (esquecida e escondida atrás de prédios). Perceberam que Bracara Augusta também tinha um Fórum e um Anfiteatro. Sabe-se onde eram, mas estão escondidos por baixo da cidade atual.
Grande parte de Bracara Augusta representada na exposição  "Era uma vez uma cidade" continua escondida por baixo da terra. Uma cidade com mais de 2000 anos e que ainda não valorizou  grande parte da cidade romana "Bracara Augusta".
Depois visitaram o balneário pré-romano (anterior aos romanos) na estação da CP. Foi mais uma descoberta sobre o passado de Braga, realizada durante as obras de construção da nova estação.
De que século é esse balneário? Quem o usava ? Para que era usado?
No Museu D. Diogo de Sousa, onde recolheram informação que lhes permitiu responder às questões do guião do projeto "A ÁGUA EM BRAGA!", viram peças relacionadas com a Água:
Uma maquete que nos mostra como eram as termas no tempo dos romanos.  


Nas Termas Romanas - "museu" - viram o que resta desse tempo:
No Museu D. Diogo de Sousa também viram telhas, canalizações (em barro, em pedra e em chumbo) e ânforas que serviam para transportar água ou outro produtos.
Viram, também, o que resta da ínsula das Carvalheiras:
E a Dómus da escola Velha da Sé, que foi descoberta durante as obras da Junta de Freguesia de Maximinos (onde era  a escola da Sé).
Maquete da dómus                                                                   Dómus na forma de museu
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PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...