O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

sábado, 17 de março de 2018

DIA CULTURAL. PEDDY PAPER "SABE (FAZER) TUDO"


No AE Maximinos - Escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão e Escola Secundária – o dia 20 de março será vivido de uma forma diferente. 
O Dia Cultural começa com o Peddy Paper “Sabe (Fazer) Tudo”, a realizar durante  a manhã. É uma atividade na qual os alunos do 5º ao 9º ano se inscreveram voluntariamente, em equipas  constituídas por rapazes e raparigas, incluindo elementos com conhecimentos e saberes em disciplinas mais teóricas e outros com destrezas em áreas mais práticas.
Cada equipa vai responder a questões e realizar tarefas práticas relativas a aprendizagens efetuadas através das disciplinas do respetivo ano de escolaridade. Irão, também, demonstrar se  sabem usar informação disponível na Biblioteca  e  atuar como cidadãos ecologicamente responsáveis (Projeto Eco-escola).
O Peddy Paper “Sabe (Fazer) Tudo”, promovido pela escola EB 2/3, tem em vista proporcionar momentos de articulação e valorização das aprendizagens escolares, associando-as ao quotidiano, através da competição, do lúdico e do trabalho em equipa. Incentiva a apetência pela aprendizagem, o trabalho colaborativo e a partilha, a comunicação inter-pares e a resiliência, competências essenciais à formação pessoal e social dos adolescentes que frequentam o 2 e 3º ciclos.
JUNTOS MELHORES APRENDIZAGENS = MELHORES RESULTADOS
                                                              Descobre a tua equipa....

Esta é uma iniciativa realizada há alguns anos no AE Maximinos. Desta vez contou com a adesão de 91% dos alunos de 2º ciclo e 66% de 3º ciclo. 
Só é possível devido ao esforço e dedicação de elevado número de docentes, que disponibilizaram o seu tempo a uma tarefa coletiva que tem em vista a APRENDIZAGEM e o SUCESSO ESCOLAR.

Quem venceu em cada ano? 
O que fica na memória?
Para recordar este dia ficam as vivências/experiências (que guardas na tua memória) e imagens. 
Foi um desafio em equipa, que permitiu que alguns alunos percebessem que não estão a fazer as aprendizagens de algumas disciplinas e outros se sentissem felizes pelo facto de acharem tudo muito fácil. 
Resolver situações problemáticas de várias disciplinas; desenhar; escolher roupas e adornos para vestir reis e rainhas, princesas e arcebispos; demonstrar o que sabem fazer... são exemplos de tarefas que as equipas realizaram.























E, também fica, a informação considerada mais relevante pela imprensa local: Diário do Minho e Correio do Minho.
AUMENTA A IMAGEM
AUMENTA A IMAGEM



Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...