O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

sábado, 24 de abril de 2021

Relembrar o 25 de Abril de 1974: relembrar o passado, pensar o presente e preparar o futuro


Registo da Luce sobre o 25 de Abril... num pedacinho de papel com 5x7cm. 

A Grândola Vila Morena que, na sexta-feira, ouvimos nos intervalos das aulas, foi o ponto de partida para o debate sobre a Revolução dos Cravos que se comemora no próximo domingo. Esta canção de Zeca Afonso, divulgada através da rádio em todo o país, foi o sinal para que os capitães que organizaram o movimento soubessem, em todos os quartéis de Portugal, que chegara o dia e hora da mudança política: o fim da guerra colonial, o fim da repressão e da censura. O tempo da LIBERDADE RESPONSÁVEL... a caminho de um novo Portugal.

Hoje, para os/as alunos/as do 6º2 que participaram no debate, o 25 de Abril de 1974 significa prática de CIDADANIA.

1.25 de Abril de 1974, que pôs fim à ditadura que se vivia em Portugal,  ficou conhecido pela revolução dos cravos. Qual a razão?

2. Ficaste surpreendida/o com algum assunto debatido nesta aula? Qual?

3. Paz, pão, saúde, habitação, educação... o que significam estas palavras tão repetidas depois do 25 de abril?

Conheces a canção "LIBERDADE", de Sérgio Godinho, sobre este mesmo assunto? Ouve AQUI.

Hoje, no séc. XXI, muitos povos do mundo, e muitas pessoas em Portugal, continuam a não ter PAZ, PÃO/Alimentação, SAÚDE, HABITAÇÃO. Muitas pessoas ainda não perceberam a importância da EDUCAÇÃO no futuro da cada pessoa e de cada povo.

4. Quais os Direitos Humanos que não eram cumpridos antes da Revolução dos Cravos?

5. Para cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), até 2030, é necessário que os países tomem medidas que permitam acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos. 

Quais são os ODS que dão resposta aos problemas que existiam antes do 25 de abril e que, 47 anos depois, ainda não foram garantidos?

Responde, em comentários, às questões anteriores. Não te esqueças de indicar o nº da pergunta a que estás  a responder.


Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...