O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

VAMOS MELHORAR A NOSSA FREGUESIA

Com o Projeto "Vamos melhorar a nossa freguesia" os alunos de 5º ano, de várias turmas, estiveram mais atentos à sua freguesia e procuraram, com a ajuda dos seus pais,  as boas práticas e o que é preciso melhorar sob o ponto de vista social, de ambiente, saúde, segurança e cultura.
Como é a tua freguesia?
Onde fica? 
É grande ou pequena?
Quantas crianças há na tua freguesia? E jovens? E adultos? Quantos habitantes tem no total?
Onde é a sede da junta de freguesia? Qual o nº de telefone?  
Quem é o presidente da Junta/União de Freguesias? É independente ou representa um partido político? 
Em que ano foi eleito? O que tem feito para melhorar as condições de vida das pessoas?

Aqui podes descobrir mais sobre a tua freguesia. 
A tua freguesia é sustentável ou insustentável?
Aumentar







As imagens foram retiradas da brochura "AGENDA 21 Escolar: um compromisso para o futuro", edição Eixo Atlântico.
Tem espaços próprios para as crianças, jovens e adultos: parque verde, parque infantil, infantário, escola, centro de saúde, farmácia, lar de terceira idade, biblioteca, espaço para espetáculos? O que tem mais?
As ruas são seguras e limpas? Os passeios estão arranjados? 
Quantos ecopontos há? Quanto contentores há para recolha de resíduos orgânicos? E para resíduos indiferenciados? As pessoas colocam os seus resíduos (lixo) no local certo?
Há locais de risco? Não há?
Há espaços para estacionar bicicletas?
Há autocarros que levem as crianças e jovens até às escolas?
O que descobriste que é preciso melhorar?
Quais as boas práticas da tua freguesia?
Os teus pais facilitaram a recolha de dados?
Agora é importante:
- Partilhar a informação na escola.
- Reunir com os presidentes das Uniões de Freguesia: elogiar as boas práticas e pedir a colaboração para resolver os problemas.
- Contactar organismos a quem compete resolver problemas.
Aprende e diverte-te: SUMAKids
Não esqueças...


Objetivos do desenvolvimento sustentável (aprovados na Assembleia das Nações Unidas, a 25 de setembro de 2015).




brochura "Agenda 21 Escolar" foi o ponto de partida para este projeto.


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PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

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