Será que tudo o que fazemos no dia-a-dia é bom para o ambiente? Pensa bem...
Desde que nos levantamos, até ao fim do dia, em casa e na escola, fazemos coisas que produzem CO2 (dióxido de carbono) que é libertado para atmosfera.
Em alguns continentes as pessoas têm, no geral, hábitos de consumo excessivos, produzindo muito CO2 e, noutros continentes, produzem menos CO2. Cada cidadão produz, em média, cerca de 4 toneladas de CO2 por ano.
Sabes que as alterações climáticas estão associadas ao aumento do efeito de estufa que, por sua vez, está associado ao aumento da libertação de vários gases, sendo o CO2 o mais preocupante.
O CO2 resulta da queima de combustíveis fósseis (carbono, petróleo e gás) usados, principalmente, na produção de energia e nos transportes. Daí que, em casa e na escola, seja importante termos janelas que não deixem passar o frio nem o calor, para evitar o aquecimento e o arrefecimento; que seja usado o transporte público, para evitar automóveis individuais que libertam muito mais CO2, etc.
Mas há outras causas que conduzem ao aumento da concentração de CO2 em volta da Terra. Descobre-as, consultando a informação indicada.
Com o aumento do efeito de estufa surge um problema que precisamos combater: as alterações climáticas.
Por isso mesmo cada município tem um compromisso, definido na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, para o qual devem contribuir as políticas municipais e os cidadãos.
Calcula a tua Pegada ecológica? Faz as contas...
Também podes calcular a tua pegada de carbono.
Ajudas ou prejudicas o planeta a TERRA?
Pensa no que podes fazer para reduzir a libertação de CO2 , tanto em tua casa como na escola.
Queres saber mais?
- efeito de estufa
-
alterações climáticas
Sem comentários:
Enviar um comentário