O QUE DISTINGUE O DESENVOLVIMENTO DO ATRASO?

É através do conhecimento que se combate o atraso, a pobreza e as desigualdades. E que se promove a igualdade de acesso a oportunidades ao longo da vida.

Tudo se aprende. Aprendemos conhecimentos variados na escola e em outros locais: ler e escrever, jogar à bola, correr, fazer contas, brincar, cozinhar, costurar, pintar, dançar, tocar piano ou violino, cantar, programar, fazer experiências, observar com lupa e microscópio, conduzir, etc. Aprendemos a viver juntos e a viver com os outros, aprendemos a ser pessoas responsáveis, aprendemos a fazer escolhas e a intervir na sociedade.

Quanto mais sabemos, mais coisas somos capazes de aprender e de fazer. Mais competências temos.

Tens dúvidas?

O QUE SE ESPERA DE UM ADULTO EM 2030?

Imaginas o que se espera de um adulto em 2030?

Estamos em 2017 e pouco se sabe sobre o futuro. Mas sabemos que, nos últimos anos, o mundo mudou muito. E sabemos, também, que quem aproveitou as oportunidades que a escola lhe deu, fazendo as aprendizagens todas desde o 1º ciclo - saber e saber fazer, respeitar e intervir - não teve problemas de aprendizagem ao longo da vida.

Também sabemos que o mundo está em constante mudança: que a tecnologia avança a cada dia que passa, que são descobertas causas de doenças e novas forma de as tratar, que cada vez se conhece melhor a profundidade dos oceanos, as potencialidades do cérebro humano, os efeitos prejudicais ao ambiente e à saúde de produtos que usamos há anos (plásticos, pesticidas e outros químicos) e as alterações que o planeta Terra está a sofrer devido a decisões que, ao longo de décadas, não respeitaram o ambiente e os seres vivos.


ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO

ENSINO OBRIGATÓRIO ATÉ AO 12º ANO
No 12º ano, à Saída da Escolaridade Obrigatória, terás de garantir aprendizagens - saber e saber fazer, respeitar e intervir - que te permitam trabalhar em Portugal ou noutro país, tomar decisões e participar na sociedade de modo responsável. Um verdadeiro cidadão! Compreendes, agora, por que motivo são tão importantes as aprendizagens desde o 1º ciclo? Porque te permitem fazer novas aprendizagens nos ciclos seguinte e, no 12º ano, quando terminares o ensino obrigatório, terás garantido o Perfil do Aluno.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

PEGADA ECOLÓGICA: qual é o impacto das nossas decisões diárias?

Será que tudo o que fazemos no dia-a-dia é bom para o ambiente? Pensa bem... 
Desde que nos levantamos, até ao fim do dia, em casa e na escola, fazemos coisas que produzem CO2 (dióxido de carbono) que é libertado para  atmosfera. 
Em alguns continentes as pessoas têm, no geral, hábitos de consumo excessivos, produzindo muito CO2 e, noutros continentes, produzem menos CO2. Cada cidadão produz, em média, cerca de 4 toneladas de CO2 por ano. 
Sabes que as alterações climáticas estão associadas ao aumento do efeito de estufa que, por sua vez, está associado ao aumento da libertação de vários gases, sendo o CO2 o mais preocupante.
O CO2 resulta da queima de combustíveis fósseis (carbono, petróleo e gás) usados, principalmente, na produção de energia e nos transportes. Daí que, em casa e na escola,  seja importante termos janelas que não deixem passar o frio nem o calor, para evitar o aquecimento e o arrefecimento; que  seja usado o transporte público,  para evitar automóveis individuais que libertam muito mais CO2,  etc.
Mas há outras causas que conduzem ao aumento da concentração de CO2 em volta da Terra. Descobre-as, consultando a informação indicada.
Com o aumento do efeito de estufa surge um problema que precisamos combater: as alterações climáticas.
Por isso mesmo cada município tem um compromisso, definido na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, para o qual devem contribuir as políticas municipais e os cidadãos.

Calcula a tua Pegada ecológica? Faz as contas...  
Também podes calcular a tua pegada de carbono.
Ajudas ou prejudicas o planeta a TERRA? 
Pensa no que podes fazer para reduzir a libertação de CO2 , tanto em tua casa como na escola.

Queres saber mais?
- efeito de estufa
- alterações climáticas

Sem comentários:

Enviar um comentário

PERFIL DOS ALUNOS À SAÍDA DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA

O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. Tudo se aprende na vida e ao longo da vida:  aprendemos conhecimentos varia...